Sociedade Beneficente Casa da Esperança

Atividades

ATIVIDADES

Diariamente, além das tradicionais atividades clínicas, como as consultas com médicos, fisioterapeutas e dentistas, os assistidos da Kibô-no-Iê realizam passeios, tarefas lúdicas, educativas e culturais.

Em conjunto, as atividades são importantes para o desenvolvimento emocional, social e físico de cada um deles, que seguem uma rotina ativa e repleta de afazeres prazerosos.

OFICINA TERAPÊUTICA

A oficina terapêutica é coordenada pela profissional de psicopedagogia da Kibô-no-Iê e tem como objetivo principal contribuir para o melhor desempenho e ampliação da autonomia dos assistidos, superando déficits, traumas e estimulando a interação social.

Conta com oficinas que estimulam e desenvolvem competências e habilidades motoras e psicomotoras; criatividade e habilidades cognitivas; atividades manuais; convívio em sociedade; inclusão digital de referência e qualidade, ultrapassando as barreiras do preconceito para enfrentar os desafios da diversidade em um ambiente de convivência e desenvolvimento. É um setor multiplicador dos conceitos de pluralidade e tolerância.

É aplicada uma metodologia que prioriza o ensino e a aprendizagem personalizada, na qual o foco é o desenvolvimento da coordenação motora, criatividade, flexibilidade, sensibilidade, reflexão e conhecimento individual e social, com o objetivo de oferecer ao residentes a compreensão de resultados e efeitos.

Todas as tarefas, tratamentos e acompanhamentos buscam minimizar as limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo (ações do dia a dia, como pentear os cabelos, lavar as mãos de maneira adequada), que aparecem nas habilidades conceituais, sociais e práticas diárias.

– Terapia Musical pelo Método Akaboshi: uma das terapias da oficina, ela trabalha por meio da música e dos movimentos corporais a manutenção, recuperação e melhora da saúde física, mental e social. Já é uma atração constante nos eventos e festividades da Kibô-no-iê, em que os residentes se apresentam ao público, emocionando todos os presentes e recebendo muitos aplausos.

FONOAUDIOLOGIA

A fonoaudiologia atua em pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento das áreas da comunicação humana, desde linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e também dos órgãos responsáveis pelas funções de mastigação, deglutição, respiração e sucção. Na Kibô a fonoaudiologia contribui para diminuir o impacto do envelhecimento precoce nas pessoas com deficiência intelectual e aumentar a longevidade, promovendo melhor qualidade de vida. Ela prioriza três aspectos:

– Estimular a comunicação dos residentes já que, por conta do envelhecimento, expressão da linguagem pode estar prejudicada por falhas nas habilidades cognitivas como memória, atenção, raciocínio verbal, entre outras;

– Acompanhar a saúde auditiva, que é um aspecto relevante para manter a funcionalidade comunicativa;

– Gerenciar a dificuldade na alimentação, decorrente de alterações na mastigação, deglutição e nos órgãos envolvidos nestas funções. Tais alterações necessitam de intervenção e diagnóstico precoce, minimizando os efeitos, que incluem desnutrição, desidratação e pneumonias, garantindo a qualidade de vida e a saúde.

PSICOLOGIA

A psicologia tem o objetivo de acompanhar a saúde mental das pessoas atendidas pela instituição e incentivar ações que auxiliam na estabilidade e equilíbrio emocional de atendidos, familiares e colaboradores.

Realiza atendimentos psicoterápicos aos atendidos, atuando individualmente para desenvolver demandas especificas de cada um ou em grupo, para verificar aspectos de relacionamento interpessoal e desenvolvimento da independência. O objetivo principal dos atendimentos é o desenvolvimento cognitivo, pessoal e social dos residentes.

Também oferece atendimentos às famílias dos atendidos, a fim de estreitar o vínculo entre a equipe de cuidado e os familiares, trocando experiências em grupos ou realizando orientações e escuta individual a cada familiar. Promove a implantação de novas técnicas terapêuticas no atendimento psicológico para desenvolvimento cognitivo, pessoal e social dos residentes.

EDUCAÇÃO FÍSICA

A educação física vem aumentando sua importância na Kibô-no-iê conforme os residentes envelhecem e com elas as perdas musculares e funcionais, que exigem um atendimento de qualidade para a manutenção das funcionalidades nas atividades diárias, garantindo autonomia e independência para todos. Para isso, ela se utiliza de vários equipamentos e ambientes:

– Sala de Estimulação: atividades tônicas, permitindo atitudes e posturas.

– Sala de Avaliação Física: trabalho conjunto com a nutricionista, para ganho de massa muscular e perda de peso corporal, garantindo qualidade de vida e bem estar.

– Ginásio de Esportes: socialização, praticada tanto de forma competitiva como para recreação e lazer, com a dinâmica principal da agilidade, coordenação e organização.

– Massoterapia: massagem relaxante que alivia o estresse, melhora a flexibilidade do corpo, beneficia a circulação sanguínea e alivia as tensões físicas e mentais.

– Bocha adaptada: estimula a superação de desafios e o desenvolvimento motor e social.

Segue em parceria com o ginásio de esportes da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, ampliando relações, integrando os atendidos e tornando-os mais competitivos e interessados no mundo do esporte (no momento paralisado por conta da pandemia).

FISIOTERAPIA

O setor realiza intervenções fisioterapêuticas, atuando na avaliação, tratamento e prevenção de distúrbios neurológicos, ortopédicos, circulatórios e respiratórios. A fisioterapia está presente nas seguintes formas:

– Manutenção da saúde dos assistidos idosos e/ou com mobilidade reduzida;

– Tratamento de quadros álgicos (dores);

– Manutenção da postura; 

– Controle do peso corporal, colesterol e diabetes, por meio de exercícios físicos monitorados;

– Tratamento de ansiedade e agitação psicomotora, utilizando técnicas de acupuntura;

– Adaptação individualizada de acordo com a necessidade de cada paciente, em conjunto com a terapia ocupacional, para proporcionar maior autonomia e independência nas atividades rotineiras.

MEDICINA, ENFERMAGEM E ODONTOLOGIA

Os profissionais desta área trabalham em conjunto com a enfermagem da Kibô-no-Iê. O acompanhamento é feito por uma equipe de enfermeiras dia e noite, que encaminham os assistidos aos médicos e dentistas, conforme a necessidade de cada um. As consultas são realizadas semanalmente na sede, em Itaquaquecetuba (reduzidas ao mínimo necessário no momento, por conta da pandemia).

A área médica da Kibô-no-Iê conta com um parceiro muito importante: o Hospital Japonês Santa Cruz. Lá, os assistidos realizam exames, consultas especializadas e fazem acompanhamentos, cuidando da saúde e da qualidade de vida.

A enfermagem atua como agente na promoção da saúde, trabalhando com os diversos setores, oferecendo supervisão e acompanhamento, facilitando o cumprimento de normas e rotinas estabelecidas assistidos.

Entre as suas funções ainda estão:

– Examinar

– Medicar, seguindo as prescrições médicas

– Elaborar diagnósticos de saúde da instituição, analisando os dados e propondo mecanismos de intervenção

– Participar da criação e coordenação de programas e projetos, visando à melhoria da qualidade relacionada à saúde.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NUTRIÇÃO

Uma alimentação equilibrada é de extrema importância para manutenção e recuperação da saúde. A nutrição na Kibô-no-iê é responsável por produzir e distribuir todos os alimentos para os residentes e colaboradores 

O principal objetivo é oferecer uma alimentação adequada e equilibrada, com especial atenção na higiene e segurança alimentar, visando à manutenção e recuperação da saúde, bem como auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis.

Os residentes que apresentam restrição alimentar recebem alimentação específica dentro de suas necessidades e complementadas pela Terapia Nutricional (suplementos alimentares). Sua evolução e manutenção são acompanhadas e avaliadas pela equipe multidisciplinar.

Toda abordagem da Nutrição está interligada com o pronto restabelecimento dos residentes, junto com a prática de atividades físicas. Alimentando-se bem, vive-se muito melhor.

OFICINA DE AUTONOMIA

Em 2013 a Kibô teve uma grande mudança no entendimento do papel da instituição e da própria deficiência intelectual. A pessoa com deficiência intelectual é um cidadão e agente da sociedade com seus próprios desejos e sonhos, por isso não pode ser institucionalizado, longe do contato familiar e distante deu uma vida independente.

Por isso foi iniciada em 2015, uma nova oficina, a Oficina de Autonomia, com o intuito de oferecer ao residente os instrumentos para que ele possa ter mais autonomia para suas decisões e mais domínio sobre sua vida, e isso inclui atividades práticas do cotidiano, como manter a limpeza do local; lidar com dinheiro; usar o transporte público, tanto dentro e como fora da instituição.

São trabalhadas questões como higiene pessoal, cuidados com vestuário, culinária, alimentação, organização do espaço, sexualidade da pessoa com deficiência, direito de ir e vir, manuseio do dinheiro, postura no ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal na residência e ambientes externos, responsabilidades extra-residência, vivência em ambientes corporativos e acompanhamento terapêutico na adaptação no mercado de trabalho.

A Oficina de Autonomia busca resultados de longo prazo e abrange diversas outras oficinas e atividades para trabalhar cada uma das questões acima. Para um entendimento maior, colocamos duas destas atividades para exemplificar:

– Residência Coletiva para o Convívio Familiar e Social: em três casas, construídas dentro da Kibô-no-Iê, alguns residentes têm a experiência de viver fora do ambiente institucional, praticam e aprendem habilidades como conviver com outras pessoas, cozinhar, lidar com dinheiro, limpar e organizar seu espaço, fazer compras para casa etc. sempre com a orientação da equipe técnica, de acordo com os apoios necessários de cada um.

– Kibotech: introduz o residente no ambiente digital e à internet estimulando a familiaridade com os computadores, às pesquisas na internet. Além disso, dispões de jogos eletrônicos e videogames com sensores de movimento em que os residentes jogam e se exercitam, contribuindo muito com o setor de Fisioterapia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR

É uma ferramenta para o olhar individualizado no atendimento às pessoas com deficiência. O plano é traçado em conjunto com o atendido, família e equipe técnica e neles são definidas as atividades, apoios, interesses e objetivos de vida do residente para o ano. Todos os envolvidos auxiliarão na busca dos objetivos esperados, respeitando a individualidade e singularidade de cada atendido no plano de trabalho da instituição.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cadastre seu e-mail e receba notícias, novidades e informações sobre a Kibô!

    Contato

      SEDE - ITAQUAQUECETUBA

      Trav. Hideharu Yamazaki, s/nº da Estrada do Tronco (altura do km 206 da via Dutra) -Itaquaquecetuba/SP


      Telefone: (11) 4648-1515

      ESCRITÓRIO - SÃO PAULO

      Rua Domingos de Morais, 1722 – Vila Mariana – São Paulo/SP
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


      Telefone: (11) 5549-2695