Hideo, nasceu sem nenhum tipo de deficiência física ou intelectual. Após completar cinco meses, teve um episódio de febre muito alta e, a partir daí, começou a apresentar dificuldade para estabilizar o seu corpo. Conseguiu andar somente com três anos, apresentando atrasos em seu desenvolvimento cognitivo e motor.
Apesar da leve deficiência intelectual, Hideo é muito habilidoso, quando morava com sua família, ajudava na lavoura constantemente. Desde que veio para Kibô, com 17 anos, sempre foi muito prestativo com todos.
Com muita determinação e comprometimento, participa das oficinas terapêuticas e atividades como culinária, autonomia, musicoterapia, condicionamento físico, hip hop e caminhada matinal. E, antes da pandemia do novo Coronavírus, também marcava presença em campeonatos externos adaptados, representando o município de Itaquaquecetuba, sempre voltando com uma medalha para a Kibô.
Hideo faz parte do projeto nas residências preparatórias para a vida em comunidade, onde realiza atividades do dia a dia, como arrumar seu quarto e a cozinhar para desenvolver a sua independência.
Aos 60 anos, foi incluído no mercado de trabalho, tendo um ótimo desempenho em um sacolão na região da Vila Mariana. Hideo é um grande exemplo para todos nós, pois foi um dos primeiros residentes a ser inserido no mercado de trabalho, mostrando a todos que nunca é tarde para começar, e que as pessoas com deficiência também têm direito ao emprego.