A transparência é um dos nossos principais valores, e pensando nisso, a diretoria da Kibô-no-iê disponibilizou pela primeira vez o Balanço Social da entidade, de forma online. Ao longo das 28 páginas da publicação, o interessado poderá saber mais sobre os nossos residentes, voluntários e colaboradores, além de acompanhar os principais acontecimentos de 2020, como os 50 anos da Kibô, a inclusão dos residentes no mercado de trabalho e as ações internas de enfrentamento à Covid-19.
Também pudemos mostrar um pouco mais das nossas inúmeras atividades, como a comemoração do Dia da Família; o Show de Talentos; a produção artesanal de máscaras de proteção; o novo setor de Fonoaudiologia; a nossa festa de Natal; a pet terapia e a nova equipe de trabalho do TikTok, app que é uma febre entre os mais jovens, no qual a Kibô já possui vídeos com alto número de visualizações! Também publicamos o nosso balanço financeiro, com o parecer do Conselho Fiscal, e o calendário para esse ano de 2021.
Abaixo, publicamos a mensagem especial de nossa presidente, Dirce Akemi Shimomoto, para o nosso relatório.
Você pode acessar o nosso Balanço Social completo clicando aqui.
Mensagem da presidente
Escrevo esta mensagem num dos momentos mais desafiadores não só para a Kibô-no-iê mas, para a população mundial. A pandemia do novo coronavírus parou nossas vidas em março de 2020 e, desde então, está impactando sensivelmente nossas atividades, sobretudo no que tange a assistência e a captação de recursos financeiros.
De imediato foram necessárias medidas drásticas como a redução do quadro de pessoal, cancelamento dos eventos beneficentes de arrecadação e da comemoração dos 50 anos da entidade, oportunidade em que o compromisso de manter o legado da fundadora Koko Ichikawa seria renovado. Não esperávamos uma epidemia dessa magnitude e apesar da crise persistir, sinto que está nos fortalecendo a cada dia.
Todo o trabalho realizado pela Kibô ao longo desses 50 anos nos tornou aptos para adotarmos medidas administrativas e assistenciais com muita qualidade e rapidez e assim evitarmos a propagação do novo coronavírus na entidade, zelando pela segurança dos nossos profissionais e, principalmente, dos nossos residentes. Agradeço, profundamente, à nossa equipe que, de forma responsável e corajosa se dedicaram para que a Kibô preservasse a sua missão de garantir os direitos humanos dos deficientes intelectuais que são a nossa motivação para corrermos atrás de nossos objetivos, superar os desafios e conquistar grandes resultados.
Esse sentimento de amor e respeito aos nossos residentes nos guiou em 2020 e, nos momentos de maior necessidade, mais uma vez a solidariedade prevaleceu. Foram muitos os apoios recebidos. No decorrer desta publicação poderão conhecer um pouco sobre as ações, os voluntários, empresas, familiares, colaboradores , apoiadores, patrocinadores e grupos que, sensibilizados com a gravidade da situação, nos ajudaram com recursos financeiros, produtos, patrocínios, doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza, além de equipamentos de proteção individual (EPI) para uso dos nossos colaboradores e residentes. Também poderão saber sobre as atividade que foram possíveis realizar e também, sobre a situação financeira da entidade neste momento de pandemia.
Foi um ano de nos reinventarmos pois, nunca antes foi tão necessário pensar em novas formas de captação de recursos. Numa realidade em que o contato é desencorajado a internet se mostrou muito poderosa. No lugar de aglomerações na praça de alimentação, criamos as ações gastronômicas na forma de delivery e drive thru. Ao invés de shows presenciais, promovemos 3 lives via internet com cantores voluntários. O resultado embora não sobreponha o que conseguimos com os eventos presenciais, permitiu que encerrássemos o ano com um resultado positivo, o menor em anos, mas ainda positivo.
O que ficou de 2020, este ano tão peculiar e de tantas incertezas, foi saber que podemos contar com o apoio fundamental da sociedade para manutenção do nosso trabalho. Acreditamos que tudo isso vai passar e desejamos que, em breve, possamos celebrar novos tempos. Hoje temos a certeza que é possível. Muito obrigada.
Dirce Akemi Shimomoto
Presidente da Kibô-no-iê
Você pode acessar o nosso Balanço Social clicando aqui.